Biografia



        Nascida no ano de 1975, no dia 15 de fevereiro, Célia Sakamoto, casada com Takao Sakamoto e mãe de três filhos (Takao Sakamoto Filho, Lauara Aiano Sakamoto e Akira Sakamoto) tem sido uma referência na música evangélica devido à seriedade e compromisso com aquilo que Deus entregou em suas mãos. Célia como a maioria sabe, é irmã da cantora e compositora Vanilda Bordieri, Hoje com mais de dez anos de estrada, a cantora conquistou seu espaço e respeito na música evangélica “pentecostal” no Brasil tendo viajado o Brasil quase que inteiro e alguns países no exterior.

 Discografia/História                                                                                                   

        Célia Sakamoto gravou seu primeiro CD no ano de 1999, com o título “ENTRE OS MILHÕES”, com arranjos do maestro Paulo Davi e com letras de sua irmã Vanilda Bordieri, o CD marcou a estréia da cantora no cenário da música evangélica nacional. O CD teve uma boa aceitação, levando a cantora a várias cidades do estado de São Paulo e também fora dele. Merece destaque neste primeiro CD, a canção “Sem Palavras” letra de sua irmã Vanilda Bordieri, e também a canção “Não sou a Mesma”, as duas canções foram bastante executadas nas rádios da região na época.

        No ano 2000, aprouve a Deus a cantora gravar seu segundo álbum, o CD “Debaixo da Unção”, este agora com produção musical e arranjos do maestro Eliezer Rodrigues, marca de vez a entrada da cantora no cenário musical evangélico, com composições de Vanilda Bordieri, o CD atingiu vendagem superior a 100 mil cópias, comprovando e consolidando o ministério da cantora e lavando-a a outros estados do país.

        “Profetizando” foi o 3º álbum da cantora, que iniciou a produção deste álbum em 2002, porém finalizando o mesmo apenas no ano de 2003, este álbum contou com a produção musical e arranjos do renomado maestro Melk Carvalhedo, com letras de Vanilda Bordieri, Fabiano Barcellos, Daniel e Samuel, Fernanda de Jesus e Marcelo Victor, o álbum é considerado por muitos como um dos melhores álbuns da cantora devido a diversidade de estilos, sendo que neste CD existe ainda uma canção romântica, coisa que não era muito comum na época. Merece destaque a CAPA do CD, que teve fotos do renomado Chico Audi e design de capa de Rogério Zerbinato. O CD foi distribuído pela gravadora Art Gospel,primeira gravadora da cantora.

        Em 2004, Célia juntamente com sua irmã Vanilda se juntam para gravar o primeiro CD da série Porção Dobrada, CD este marcou o ministério de ambas as cantoras, com produção musical e arranjos do maestro Melk Carvalhedo, alias foi Melk que teve a idéia de juntar as duas, na gravação do CD “Profetizando” ele ouviu a Vanilda cantando em segunda voz as canções da Célia, e lançou a idéia para as duas gravarem um CD juntas, a qual foi bem aceita pelas cantoras. Idéia aceita e em menos de um mês o CD estava pronto, com composições de Vanilda Bordieri, Marcelo Dias e Fabiana, Daniel e Samuel, Nilton Cezar, Oséias de Paula e Elias e Rosmery o CD teve uma excelente aceitação por parte do público evangélico. Canções como “Loucos por Deus”, “Tem Milagre Acontecendo Aqui” e “Deus Falou ta Falado” foram executadas de norte a sul do Brasil fazendo com que as cantoras fossem indicadas no ano de 2005 à premiação anual do Troféu Talento nas categorias – ÁLBUM PENTECOSTAL e DUPLA – mesmo não levando o prêmio, a indicação mostrou que a o projeto deu muito certo e que a união das cantoras foi uma excelente idéia. Vale ressaltar a belíssima participação da dupla Daniel e Samuel na canção “Instrumentos de Deus”. O CD foi distribuído pela gravadora Art Gospel até o ano de 2007.

        Após dois anos do lançamento do CD “Porção Dobrada”, Vanilda e Célia decidem que é hora de gravar mais um álbum. Em 2006 é lançado o CD Porção Dobrada Vol. 2, novamente com produção musical e arranjos de Melk Carvalhedo, o CD com 13 canções traz letras de Vanilda Bordieri, Célia Sakamoto, Joel e Jairo, Nilton Cezar, Elias e Rosmery e Moises Cleyton. Destaque para “Honrando o Profeta”, “Vitória Total” e “Mãos Estendidas”, merece citação o repente “Nosso Jesus é Demais” gravado em homenagem aos irmãos nordestinos. Com fotos e arte da Digital Design o CD foi lançado pelo selo da Melk Produções e atualmente é distribuído pela Ebenézer Produções.

        No mesmo ano de 2006, Célia grava o álbum “Assumindo o Governo”, com produção de Wesley Ross, o CD com 14 faixas, explora um pouco mais o tom agudo da cantora, o que faz com que o público perceba nitidamente a diferença deste para o último álbum da cantora em 2003. Com letras de renomados compositores da esfera cristã, merece destaque a canção “Assumindo o Governo” de Elias e Rosmery, e também não podemos deixar de citar a canção “Barrabás” que teve a participação de Hedy Barbosa. Lançado e distribuído pela gravadora Art Gospel, o CD foi lançado na Expo Cristã em São Paulo.

        O CD “O Valor da Conquista”, foi o 5º álbum solo da cantora e 7º da carreira, contando com a produção musical e arranjos de Merewilton Lages e composições de Marcelo Dias e Fabiana, Edmar Santana, Agailton Silva, Denner de Souza, Valdecir Aguiar, Wesley Ross e Adriano Barreto e da própria Célia, o CD foi lançado em 2008 pela gravadora Art Gospel, destacam-se neste álbum a regravação da canção “A Vitória é do Povo de Deus” canção muito conhecida na voz de Shirley Carvalhaes e “Flutuando sobre as Nuvens” letra de Agailton Silva.

        No ano de 2009 Célia volta a gravar com o produtor Melk Carvalhedo e também volta a gravar composições de sua irmã Vanilda Bordieri, sendo que Vanilda canta com a irmã a canção “Jóia de Valor” que é letra de Vanilda. “Intensamente” foi o último álbum lançado pelo selo da gravadora Art Gospel e 6º Solo da cantora. A Canção “Data Marcada” tem sido a canção mais pedida e tocada nas rádios pelo Brasil afora.